Transdisciplinaridade
Piaget (1972) apresenta três categorias
que caracterizam os níveis de colaboração e integração entre disciplinas. Entre
elas, a transdiciplinaridade - “implica a construção de um sistema total sem
fronteiras sólidas entre as disciplinas. Seria a etapa superior de integração”.
Na visão de Jantsch (1972), existem
cinco níveis de interação entre disciplinas, que se referem às formas de
relação e às etapas de colaboração e coordenação entre elas. Aqui, destaco
apenas a transdisciplinaridade – “nível superior de integração, em que os
limites entre as disciplinas se dissolvem, constituindo um sistema total que
transcende o plano de relações e interações entre elas”.
Nicolescu (2005) identifica também a
existência de três categorias de transdisciplinaridade: a teórica (com
definição geral do termo e uma metodologia bem estabelecida), a fenomenológica
(construção de modelos que conectem os princípios teóricos a dados
experimentais) e a experimental (realização de experimentos bem definidos
que permitem sua replicação), sendo que a redução da transdisciplinaridade
a apenas um desses aspectos é perigoso, por transformá-la em uma moda
passageira. Para esse autor, é necessário trabalhar simultaneamente essas
três categorias, o que vai permitir o tratamento unificado e não dogmático da
teoria e prática transdisciplinares.
Referências
JANTSCH, Erich. Vers
l'interdisciplinarité et la transdisciplinarité dans l'enseignement et
l'innovation. In: APOSTEL, Léo (ed.). L'interdisciplinarité: Problèmes
d'enseignement et de recherche. Paris: OCDE, 1972. p.98-125.
PIAGET, Jean. L’épistémologie des
relations interdisciplinaires. In: APOSTEL, Léo (ed.). L'interdisciplinarité:
Problèmes d'enseignement et de recherche. Paris: OCDE, 1972. p.131-144.
NICOLESCU,
Basarab. Transdisciplinarity: past, present and future. In: CONGRESSO MUNDIAL DE
TRANSDISCIPLINARIDADE, 2., 2005, Vila Velha/Vitória. Disponível
em:<http://www.cetrans.com.br/generico7494.html?iPageId=274>. Acesso em:
20 nov. 2012.
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