Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


Transdisciplinaridade

Piaget (1972) apresenta três categorias que caracterizam os níveis de colaboração e integração entre disciplinas. Entre elas, a transdiciplinaridade - “implica a construção de um sistema total sem fronteiras sólidas entre as disciplinas. Seria a etapa superior de integração”.
Na visão de Jantsch (1972), existem cinco níveis de interação entre disciplinas, que se referem às formas de relação e às etapas de colaboração e coordenação entre elas. Aqui, destaco apenas a transdisciplinaridade – “nível superior de integração, em que os limites entre as disciplinas se dissolvem, constituindo um sistema total que transcende o plano de relações e interações entre elas”.
Nicolescu (2005) identifica também a existência de três categorias de transdisciplinaridade: a teórica (com definição geral do termo e uma metodologia bem estabelecida), a fenomenológica (construção de modelos que conectem os princípios teóricos a dados experimentais) e a experimental (realização de experimentos bem definidos que permitem sua replicação), sendo que a redução da transdisciplinaridade a apenas um desses aspectos é perigoso, por transformá-la em uma moda passageira. Para esse autor, é necessário trabalhar simultaneamente essas três categorias, o que vai permitir o tratamento unificado e não dogmático da teoria e prática transdisciplinares.

Referências

JANTSCH, Erich. Vers l'interdisciplinarité et la transdisciplinarité dans l'enseignement et l'innovation. In: APOSTEL, Léo (ed.). L'interdisciplinarité: Problèmes d'enseignement et de recherche. Paris: OCDE, 1972. p.98-125.

PIAGET, Jean. L’épistémologie des relations interdisciplinaires. In: APOSTEL, Léo (ed.). L'interdisciplinarité: Problèmes d'enseignement et de recherche. Paris: OCDE, 1972. p.131-144.

NICOLESCU, Basarab. Transdisciplinarity: past, present and future. In: CONGRESSO MUNDIAL DE TRANSDISCIPLINARIDADE, 2., 2005, Vila Velha/Vitória. Disponível em:<http://www.cetrans.com.br/generico7494.html?iPageId=274>. Acesso em: 20 nov. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário