Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


IMPLEMENTANDO UM PROJETO

         Para trabalho com projetos, é importante observar algumas etapas:

  • Escolha do tema: é o ponto de partida para a realização de um projeto. Pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência comum dos alunos, originar-se de um fato da atualidade ou surgir de um problema proposto pelo professor. O importante é que ele seja de interesse, necessidade e relevância de todos os que estarão trabalhando nele, o que implica na possibilidade de haver vários temas de projetos dentro de um mesmo grupo.
  • Planejamento do trabalho: etapas, objetivos e conteúdos. Após a escolha do tema planeja-se o trabalho, definindo seus objetivos e conteúdos e etapas pelas quais ele passará.
  • Problematização: levantamento de como estudar o tema escolhido, que ideias, dúvidas e conhecimentos prévios os alunos têm sobre o mesmo.
  • Execução: busca de informação, pesquisa, sistematização e produção. Esse é o momento do grupo desenvolver as questões levantadas na fase de problematização. Na fase de execução é fundamental a atuação do educador no acompanhamento do desenvolvimento do trabalho, de tal forma que suas intervenções levem os educando a confrontar suas ideias, crenças e conhecimentos com as informações levantadas através das pesquisas realizadas, analisando-as e relacionando-as a novos elementos. A sistematização das informações auxilia educador e educando a responderem às questões iniciais e às novas questões que surgirem no processo da pesquisa sobre o tema, contribuindo na sua produção.
  • Divulgação: divulgar os resultados dos projetos de trabalho com o objetivo de socializar o conhecimento produzido pelo grupo. Pode ser feita com dossiês e discussões. As pesquisas e os resultados obtidos não devem ser limitados ao espaço da instituição, pois a interação com a comunidade é importante – nela encontramos condições reais sobre as quais as discussões são realizadas. Além disso, com a divulgação dos resultados dá-se concretude e sentido às produções do grupo, promovendo a autoestima dos alunos e atribuindo um significado maior às suas produções.
  • Avaliação: constata o envolvimento do aluno com o projeto e atesta o conhecimento adquirido por ele em relação ao seu conhecimento prévio e aos objetivos propostos.

Referência

MAIA, Christiane et al. Didática: organização do trabalho pedagógico. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009, p. 156-157.

Nenhum comentário:

Postar um comentário