IMPLEMENTANDO UM PROJETO
Para trabalho com projetos, é importante observar algumas etapas:
- Escolha do tema: é o ponto de partida para a realização de um
projeto. Pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência
comum dos alunos, originar-se de um fato da atualidade ou surgir de um
problema proposto pelo professor. O importante é que ele seja de
interesse, necessidade e relevância de todos os que estarão trabalhando
nele, o que implica na possibilidade de haver vários temas de projetos
dentro de um mesmo grupo.
- Planejamento do
trabalho: etapas, objetivos
e conteúdos. Após a escolha do tema planeja-se o trabalho, definindo seus
objetivos e conteúdos e etapas pelas quais ele passará.
- Problematização: levantamento de como estudar o tema
escolhido, que ideias, dúvidas e conhecimentos prévios os alunos têm sobre
o mesmo.
- Execução: busca de informação, pesquisa,
sistematização e produção. Esse é o momento do grupo desenvolver as
questões levantadas na fase de problematização. Na fase de execução é
fundamental a atuação do educador no acompanhamento do desenvolvimento do
trabalho, de tal forma que suas intervenções levem os educando a
confrontar suas ideias, crenças e conhecimentos com as informações
levantadas através das pesquisas realizadas, analisando-as e
relacionando-as a novos elementos. A sistematização das informações auxilia
educador e educando a responderem às questões iniciais e às novas questões
que surgirem no processo da pesquisa sobre o tema, contribuindo na sua
produção.
- Divulgação: divulgar os resultados dos projetos de
trabalho com o objetivo de socializar o conhecimento produzido pelo grupo.
Pode ser feita com dossiês e discussões. As pesquisas e os resultados
obtidos não devem ser limitados ao espaço da instituição, pois a interação
com a comunidade é importante – nela encontramos condições reais sobre as
quais as discussões são realizadas. Além disso, com a divulgação dos
resultados dá-se concretude e sentido às produções do grupo, promovendo a
autoestima dos alunos e atribuindo um significado maior às suas produções.
- Avaliação: constata o envolvimento do aluno com o
projeto e atesta o conhecimento adquirido por ele em relação ao seu
conhecimento prévio e aos objetivos propostos.
Referência
MAIA, Christiane et al. Didática:
organização do trabalho pedagógico. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009, p.
156-157.
Nenhum comentário:
Postar um comentário