Olá pessoal do Curso de Seminários Temáticos em Ciências Naturais II (2012.2) da UFPB VIRTUAL!
Vamos
continuar colaborando, agora, no Fórum de Dúvidas da Seção II.
Para
isso, sugiro algumas definições encontradas na literatura sobre Oficinas
Pedagógicas.
Segundo
Candau et al. (1995), as oficinas pedagógicas compreendem tempo e espaço para a
vivência, a reflexão, a contextualização como síntese do pensar, sentir e agir
como lugar para a participação, a aprendizagem e a sistematização dos
conhecimentos.
Ander-Egg
(2001, p. 39) destaca oito princípios pedagógicos que servem de suporte para
uma oficina na educação.
Observe
o quadro abaixo:
PRINCÍPIOS
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FUNDAMENTOS
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1. É um aprender fazendo
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Apoia-se no princípio de
aprendizagem formulada por Froebel, de que aprender uma coisa vendo-a é algo
muito mais formador e vigorizante que aprender simplesmente por comunicação
verbal de ideias.
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2. É uma metodologia
participativa
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Como participar não se aprende
teoricamente, é preciso aprender a participar, participando, o que implica
desenvolver atitudes e comportamentos participativos e forma-se para saber
participar.
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3. É uma pedagogia de pergunta
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Permite desenvolver uma atitude
científica que supõe a predisposição para deter-se frente aos fatos ou
objetos, problematizando-se, buscando respostas, sem certezas absolutas. Ao
desenvolver a capacidade de reflexão, ao aprender a fazer perguntas se terá
aprendido a aprender, o que significa ter-se condições de apropriar-se do
saber.
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4. Tende a um trabalho interdisciplinar
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Toda a oficina tende a atuar no
âmbito onde muitas áreas do conhecimento se articulam sob diferentes
perspectivas.
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5. Visa a uma tarefa comum
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A tarefa é levada a termo,
autogestionariamente, envolvendo os componentes do grupo.
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6. Tem um caráter globalizante
e integrador
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A oficina deve superar a
dissociação entre corpo e mente-espírito numa busca do desenvolvimento do ser
humano que ao mesmo tempo é ação, cognição e afeto.
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7. Implica e exige trabalho
grupal
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A oficina é um grupo social
organizado para a aprendizagem, onde as trocas interpessoais geram conflitos,
desarmonia, as quais deverão promover a busca de respostas aos problemas,
ricas de conteúdo e vivências.
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8. Permite a integração da
docência, da investigação e da prática em um só processo
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A essência de uma oficina é a
realização de um projeto de trabalho. Desde a fase experimental, ocorre e
reflexão teórica. Desde a teoria, ilumina e orienta a prática.
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Quadro –
Oito princípios pedagógicos
Fonte: Adaptado em Ander-Egg (2001, p. 39).

Referências
bibliográficas
ANDER-EGG,
Ezequiel. El taller uma alternativa para
la renocación pedagógica. Buenos Aires, Magistério, 2001.
CANDAU,
Vera Maria et al. Oficinas pedagógicas
de direitos humanos. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
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