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quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Oficinas pedagógicas

Olá pessoal do Curso de Seminários Temáticos em Ciências Naturais II (2012.2) da UFPB VIRTUAL!
Vamos continuar colaborando, agora, no Fórum de Dúvidas da Seção II.
Para isso, sugiro algumas definições encontradas na literatura sobre Oficinas Pedagógicas.

Segundo Candau et al. (1995), as oficinas pedagógicas compreendem tempo e espaço para a vivência, a reflexão, a contextualização como síntese do pensar, sentir e agir como lugar para a participação, a aprendizagem e a sistematização dos conhecimentos.

Ander-Egg (2001, p. 39) destaca oito princípios pedagógicos que servem de suporte para uma oficina na educação.

Observe o quadro abaixo:

PRINCÍPIOS
FUNDAMENTOS
1. É um aprender fazendo
Apoia-se no princípio de aprendizagem formulada por Froebel, de que aprender uma coisa vendo-a é algo muito mais formador e vigorizante que aprender simplesmente por comunicação verbal de ideias.
2. É uma metodologia participativa
Como participar não se aprende teoricamente, é preciso aprender a participar, participando, o que implica desenvolver atitudes e comportamentos participativos e forma-se para saber participar.
3. É uma pedagogia de pergunta
Permite desenvolver uma atitude científica que supõe a predisposição para deter-se frente aos fatos ou objetos, problematizando-se, buscando respostas, sem certezas absolutas. Ao desenvolver a capacidade de reflexão, ao aprender a fazer perguntas se terá aprendido a aprender, o que significa ter-se condições de apropriar-se do saber.
4. Tende a um trabalho interdisciplinar
Toda a oficina tende a atuar no âmbito onde muitas áreas do conhecimento se articulam sob diferentes perspectivas.
5. Visa a uma tarefa comum
A tarefa é levada a termo, autogestionariamente, envolvendo os componentes do grupo.
6. Tem um caráter globalizante e integrador
A oficina deve superar a dissociação entre corpo e mente-espírito numa busca do desenvolvimento do ser humano que ao mesmo tempo é ação, cognição e afeto.
7. Implica e exige trabalho grupal
A oficina é um grupo social organizado para a aprendizagem, onde as trocas interpessoais geram conflitos, desarmonia, as quais deverão promover a busca de respostas aos problemas, ricas de conteúdo e vivências.
8. Permite a integração da docência, da investigação e da prática em um só processo
A essência de uma oficina é a realização de um projeto de trabalho. Desde a fase experimental, ocorre e reflexão teórica. Desde a teoria, ilumina e orienta a prática.
Quadro – Oito princípios pedagógicos
Fonte: Adaptado em Ander-Egg (2001, p. 39).





Referências bibliográficas

ANDER-EGG, Ezequiel. El taller uma alternativa para la renocación pedagógica. Buenos Aires, Magistério, 2001.

CANDAU, Vera Maria et al. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

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