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quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ENS. DE CIÊNCIAS NA ED. INFANTIL E ENS. FUNDAMENTAL



O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL:
PROJETO DE MONITORIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB


Antônio Carlos Dias de Santana, Darlan Patrício Nóbrega Santos, Francisco Pegado Abílio
Centro de Educação / Departamento de Metodologia da Educação / MONITORIA

RESUMO
A aprendizagem das Ciências Naturais no Ensino Infantil e Fundamental é dificultada devido à
falta  de  integração  intra  e  interdisciplinar.  Essa  integração  depende  de  vários  fatores  como: concepções dos professores, características dos alunos e condições físicas onde há processos ensino-­aprendizagem. A fragmentação dos  conteúdos, sem uma interligação definida, dificulta para os discentes uma maneira de sintetizar e  dar coerência ao conjunto, tornando-­se difícil à visualização  dos  processos  pedagógicos.  Objetivou­-se  com  este  trabalho  contribuir  para  a formação dos alunos do curso de Pedagogia (CE/ UFPB), tentado uma melhor integração dos conteúdos  teóricos  e  práticos  das  Ciências  Naturais,  desenvolvendo  assim  as  habilidades  de pesquisas e magistérios. Foram realizadas revisões bibliográficas, participação na organização e  execução  de  aulas  teórico-­práticas,  usando-­se  métodos,  técnicas,  instrumentos  e  recursos didáticos variados, além da participação de debates e seminários com os alunos. Procurou­-se auxiliar  os  alunos  de  Pedagogia  na  busca  de  alternativas  metodológicas  para  o  Ensino  de Ciências  Naturais  nos  níveis  infantil  e  fundamental,  para  que  estes  possam  ajudar  alunos  a vislumbrar o conhecimento de forma significativa.

Palavras-­chave: Ciências Naturais, Aprendizagem Significativa, Pedagogia.


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