O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL:
PROJETO DE MONITORIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB
Antônio Carlos Dias de Santana, Darlan Patrício Nóbrega Santos, Francisco Pegado Abílio
Centro de Educação / Departamento de Metodologia da Educação / MONITORIA
RESUMO
A aprendizagem das Ciências Naturais no Ensino Infantil e Fundamental é dificultada devido à
falta de integração intra e interdisciplinar. Essa integração depende de vários fatores como: concepções dos professores, características dos alunos e condições físicas onde há processos ensino-aprendizagem. A fragmentação dos conteúdos, sem uma interligação definida, dificulta para os discentes uma maneira de sintetizar e dar coerência ao conjunto, tornando-se difícil à visualização dos processos pedagógicos. Objetivou-se com este trabalho contribuir para a formação dos alunos do curso de Pedagogia (CE/ UFPB), tentado uma melhor integração dos conteúdos teóricos e práticos das Ciências Naturais, desenvolvendo assim as habilidades de pesquisas e magistérios. Foram realizadas revisões bibliográficas, participação na organização e execução de aulas teórico-práticas, usando-se métodos, técnicas, instrumentos e recursos didáticos variados, além da participação de debates e seminários com os alunos. Procurou-se auxiliar os alunos de Pedagogia na busca de alternativas metodológicas para o Ensino de Ciências Naturais nos níveis infantil e fundamental, para que estes possam ajudar alunos a vislumbrar o conhecimento de forma significativa.
Palavras-chave: Ciências Naturais, Aprendizagem Significativa, Pedagogia.
Faça o download no link: ANAIS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PRAC/UFPB
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